16 de fevereiro de 2010

Mais um dia...

Olho pela janela. A chuva cai lá fora, indiferente a feriados, carnavais, festas. Por mim pode cair, não gosto de Carnaval, pelo menos como o conhecemos.
O Carnaval que nasceu como uma celebração do adeus à carne, ligado à religião, não é bem o meu Carnaval. Quando a Igreja Católica implementou a Semana Santa, que deveria ser antecedida pela Quaresma (quarenta dias de jejum) a população começou a sentir uma crescente necessidade de festejar antes de dizer "adeus à carne" na Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma. Isto aconteceu no Séc. XI e portanto, na sua origem, o Carnaval nasce como uma festa que até pode ser considerada pagã. Uma espécie de "Ai é??! Não podemos comer carne??!! Então espera lá que esta semana vou-me vingar!". Esta característica do Carnaval já é mais do meu agrado, confesso.
Quando penso em Carnaval penso em vários convidados mascarados, misturados numa orgia de carne e de sentidos, ao som de "Mão Morta". Um ritual de carne, mas não da que se come. Isso sim, era Carnaval e aí sim, até eu me mascarava. No entanto, para já, não é possível.
Assim, aproveitei o dia de hoje para outras coisas e à tarde, zombei da chuva que caía e fui correr. Foram 4.5km maravilhosos, em que me cruzei no máximo com duas pessoas. Já fui perto do final da tarde, estava já a anoitecer quando comecei. A cada metro que corro sinto-me mais limpo por dentro. Apenas eu e a cidade, com a banda sonora que eu escolho. Hoje, escolhi James Horner (banda sonora de Avatar) e foram momentos extraordinários. Adoro correr, e à chuva dá-me um prazer especial. Acabei sentado num muro, olhando o Castelo de Leiria, iluminado, imponente, e fiz a limpeza habitual. Esvaziei a mente, senti a chuva a cair-me no rosto, pensei em tudo e em nada. Renovei-me.
É a minha terapia e tenho necessidade de a fazer várias vezes por semana. Acho que todos devemos ter um terapia nossa, aquele momento em que conseguimos um olhar para dentro de nós e renovamos a energia para voltar ao mundo real.
Estou pronto para amanhã.

1 comentário:

Rita Mendes disse...

confesso que desatei a rir com a tua ideia de carnaval...
sobre o normal carnaval, esse não me diz nada e nem gosto! também não tenho nenhum tipo de carnaval favorito.... acho que simplesmente não aprecio a ideia!
sobre o modo de esvaziar a mente, para mim o melhor é mesmo caminhar à beira-mar, tendo como banda sonora o mar... quando não é possivel, também gosto de correr à chuva, mas o que gosto mais é de caminhar durante a noite! agora no inverno ainda é melhor porque não se vê ninguem!