4 de fevereiro de 2005

Politiquices!

Numa altura em que o país está mais preocupado como nunca com as legislativas (a prová-lo está a luta de audiências, que ou muito me engano ou vai revelar que de toda a programação de ontem na TV o grande "Sócrates vs. Santana" foi o que obteve menos audiências), cumpre-me propôr-vos um exercício de raciocínio (ou não...):
Eu assisti a grande parte do debate e ouvi o restante na rádio e devo confessar que se antes do debate eu tinha muitas dúvidas, agora não tenho dúvidas nenhumas de que... não sei em que partido votar. Alguns analistas dizem que ganhou Sócrates e outros dizem que foi Santana quem levou a melhor. Mas deixem que vos demonstre a minha análise:
O Santana passou o debate quase todo a fixar os olhos na câmara, assim como que a tentar dirigir-se pessoalmente a cada português, enquanto que o Sócrates utilizou uma outra técnica, olhando directamente para o jornalista e depois, de soslaio espreitando a câmara, como que a certificar-se de que as dez pessoas que estavam a ver o debate não saiam do sofá. Isto pode significar que o Santana conquistou dez votos, enquanto que o Sócrates conquistou o do Rodrigo Guedes de Carvalho (Santana-1 Sócrates-0). Sócrates acusou Santana de fazer uma campanha anti-Sócrates, de difamação e ataque pessoal (alguém que ainda não tenha visto os cartazes??) ao que Santana respondeu que na Democracia Norte-Americana isso é perfeitamente normal. Ora, uma comparação com Estados Unidos não abona em nada em nosso favor (Santana-1 Sócrates-1) e chamar democracia ao sistema Norte-Americano demonstra fraca análise de geografia política (Santana -1 Sócrates -2). Santana acusou Sócrates de desejar o poder pelo poder, quando criticou os aumentos do impostos pelo PSD, enquanto líder da oposição, fazendo anunciar agora que se for eleito não vai baixá-los, Sócrates respondeu que baixar os impostos agora ia desestabilizar a economia portuguesa (?????). Mas que merda de argumento é esse? Por mim podem baixar, a sério, eu aguento!! O facto de termos mais dinheiro no bolso torna-nos mais instáveis economicamente?? Não sabemos o que é que lhe havemos de fazer e ficamos doidos?? (Sócrates -2 Santana -2).
Santana não pára de puxar o assunto da homossexualidade e Sócrates não pára de lhe fugir. Santana pretende com isto obrigar o desgraçado a confessar em directo que é Gay e que gosta de comer o Diogo Infante e o Sócrates não confessa porque para além de ser gay, também não tem tomates.

Análise final de Goth Mortens:

Santana - 0 Sócrates - 0

Venham os outros para vermos o que valem.

3 comentários:

A Besta disse...

Não me lembro de ver candidatos tão fraquinhos em Portugal. Para mim este empate a zero acabava numa finalissima, com penaltys ou até moeda ao ar.

A Besta disse...

Olha que final bonito, duas baixas e jogo adiado :).

Goth Mortens disse...

Óptimas ideias. Eu proponho um combate em arena, em que só um pode sair vivo. Isso facilitáva-nos a escolha certo.?